Compartilhe:

28/03/2019

Energia Solar: Solucao Condominial

Energia Solar: Solucao Condominial

A instalação de um sistema solar em um condomínio é possível e trás vantagens ao empreendimento? Essa dúvida é compartilhada por muitos síndicos de condomínios que estão cansados de pagar altos valores mensais na conta de energia. A boa notícia é que você, síndico, pode tornar seu condomínio sustentável e economizar dinheiro.

 

A Resolução Normativa ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) 687/2015 tornou possível que empreendimentos com múltiplas unidades consumidoras, como condomínios residenciais, possam usufruir da geração distribuída através da instalação de um sistema solar fotovoltaico.

 

Hoje em dia, a aquisição do sistema de energia solar está cada vez mais simples devido às linhas de crédito existentes que utilizam taxas baixas e possuem burocracia reduzida para a liberação do crédito. Exemplo disso é a linha de crédito do banco Santander, com taxa de 1,08 e parcelamento em até 60 vezes. A vantagem de financiar o projeto é que o parcelamento do financiamento chega, em muitos casos, a ser inferior ao valor da conta de luz, cenário atrativo para os investidores.

 

Continue a leitura do artigo pois nele vamos apresentar:

  • O funcionamento do sistema fotovoltaico;
  • Como a energia solar pode ser instalada em um condomínio;
  • Vantagens para o condomínio.

 

 

O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA FOTOVOLTAICO

 

De forma objetiva, as placas solares, feitas com materiais condutores, captam os raios solares e geram energia elétrica em corrente contínua (CC). Entretanto, os equipamentos elétricos das unidades consumidoras funcionam a base de corrente alternada (CA), necessitando de uma inversão de corrente.

Esse procedimento de inversão de corrente elétrica é realizado por um equipamento chamado de inversor fotovoltaico.

Em  sistemas conectados  à  rede  elétrica, on-grid,  o  excedente de  energia  (o que  é produzido pelo sistema fotovoltaico menos o que é consumido diretamente da unidade consumidora) é lançado para a rede elétrica em forma de créditos de energia, os quais retornarão  para  a unidade  consumidora  em forma  de  abatimento na  conta  quando a geração de energia for menor que o consumo (em tempos de chuva, por exemplo).

 

COMO A ENERGIA SOLAR PODE SER INSTALADA EM UM CONDOMÍNIO?

 

Em um condomínio, podemos utilizar o sistema fotovoltaico nas áreas comuns do empreendimento

Iluminação, piscinas, academias, salões de festa, garagens, portaria e etc. 

Ao optar pela utilização de um sistema fotovoltaico para as áreas comuns, a conta de energia destas pode apresentar uma economia de até 95%, reduzindo drasticamente o valor da eletricidade.

A instalação dos módulos fotovoltaicos, independente das modalidades de geração expostas, ocorre nas áreas comuns do empreendimento.

Vale ressaltar a necessidade de uma empresa de engenharia de energias renováveis especialista na instalação de sistemas fotovoltaicos para que seja feito um estudo buscando o diagnóstico da melhor forma de instalação, de modo que o projeto implantado propicie economias definitivas na conta de luz do empreendimento.

 

 

VANTAGENS PARA O CONDOMÍNIO

 

ECONOMIA

 

A primeira delas é sem dúvida a economiapropiciadaao condomínio.  O tempo de retorno do investimento em energia solar varia de 4 a 5 anos, a durabilidade do sistema, porém, chega a 25 anos no mínimo, com a devida manutenção.  Ou seja, tem-se um período de 4 a 5 anos no qual o sistema gera economias mensais que juntas chegam ao investimento inicial e mais de 2 décadas de lucro total.

 

Supondo que a área comum de seu condomínio consuma R$ 8.000,00 por mês de conta de luz: 2 décadas de lucro total para esse empreendimento significa mais de R$1.900.000,00, montante que seria pago para as concessionárias de energia em forma de conta de luz!

 

 

VALORIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO

 

A valorizaçãodo seu empreendimento atravésde um investimento pautado na sustentabilidadeé outra vantagem: estudos indicam que o consumidor está disposto a pagar pelo menos 30% a mais do valor de venda em imóveis que sejam sustentáveis e ambientalmente corretos!

 

 

MARKETING VERDE

 

O marketing verde é sem dúvida outro grande diferencial de condomínios que utilizam energia solar fotovoltaica: vender a imagem que sua empresa é ecologicamente correta é hoje uma grande arma de destaque, afinal de contas os consumidores estão cada vez mais proativos no sentido de exigir das empresas uma postura ambiental correta.

 

Por: João Gabriel Botelho

 

Esta matéria teve o apoio de Lumière Energia Solar



Compartilhe:


Comentários:

Veja também: