Compartilhe:


VAMOS FALAR SOBRE SAÚDE MENTAL

Desenvolvimento Humano - Priscila Girão

Diretora da Incurso DH, Gestora de RH por 5 anos em Administradora de Condomínios e Mão de Obra Terceirizada, atuando há mais de 8 anos na área de desenvolvimento humano. Pós Graduada em Recursos Humanos, Coach com formação pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching, Practitioner em PNL, Consultora de Recursos Humanos e Palestrante.


11/06/2020

VAMOS FALAR SOBRE SAÚDE MENTAL

VAMOS FALAR SOBRE SAÚDE MENTAL

Estamos passando hoje por uma grande crise na saúde, não somente no nosso país, mas no mundo inteiro e infelizmente, não estamos falando apenas sobre o vírus chamado Covid-19, mas também sobre saúde mental.

 

 

            Segundo a Organização Mundial da Saúde o Brasil tem o maior índice de depressão da America Latina, a doença afeta 5,8% dos brasileiros. A pandemia potencializou esse adoecimento e antes dela surgir já éramos o país mais ansioso do mundo com 9,3% da população acometida por doenças psicossomáticas e estamos entre os dez primeiros de depressão e suicídio, um lugar no ranking expressivo e importante. 



            São números preocupantes e agora em tempos de pandemia a OMS prevê um aumento de casos de problemas de saúde mental, por questões ligadas a estresse, ansiedade e distanciamento social. São muitos sentimentos, medos, tristezas, ansiedades e para alguns até o desespero. Uma sensação de incerteza, muitas vezes de impotência.

 

 

            A pandemia também fez com que o mito de silenciar sobre esse assunto fosse quebrado, hoje as pessoas falam sobre isso mais abertamente e com maior naturalidade. E isso é muito bom, pois facilita o pedido de ajuda.

 

 

            Precisamos ficar bastante atentos aos sinais do nosso corpo, como alterações de sono, humor, apetite, perda de atenção e disposição, observar sinais de mudanças na rotina. Assim como identificar quais são as nossas necessidades.

 

 

            Reconhecer os limites com consciência já é um grande passo. Se você não conseguir dar conta de tudo, se não tiver bem todos os dias, está tudo certo! Peça ajuda para as pessoas que possam dividir responsabilidades com você. Esse momento é de união e empatia! 

 

 

Como cuidar da sua saúde mental:

- Reconheça suas emoções e sentimentos diante das situações, entender como você está, como está se sentindo, quais as suas necessidades;

- Busque uma alimentação saudável, cuide da sua imunidade;

- Cuidar do sono, administrar a rotina para não trocar o dia pela noite;

- Se possível, faça exercícios físico;

- Tenha momentos de autocuidado durante o dia (Trabalhar a respiração, a postura, meditação, relaxamento, observar a si mesmo);

- Exercitar a espiritualidade;

- Faça coisas diferentes, novas atividades, exercite o cérebro, leituras, jogos, filmes, documentários, uma das coisas mais importantes para nossa saúde mental é a diversidade de experiências;

- Tenha uma rede de apoio;

- Tempo de qualidade com a família;

- Infoxicação: Controle o efeito compulsivo por notícias.

- Interrompa pensamentos repetitivos e negativos;

- Escreva sobre você, sobre os seus sentimentos, sobre suas percepções;

- Lembre-se, um dia depois do outro. Silencie, observe, se respeite, ouça, se tranquilize;

- Primeiro você precisa se entender para conseguir ajudar o outro.

 


            Existem casos em que você não vai conseguir sozinho e você precisa entender que não precisa estar sozinho. Busque ajuda de uma rede de apoio, ter suporte é fundamental para manter uma boa saúde mental. Não se sinta envergonhado, busque ajuda de profissionais que possam te ajudar!


Esta matéria teve o apoio de IncursoDH


 


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: