Desenvolvimento Humano - Priscila Girão
Diretora da Incurso DH, Gestora de RH por 5 anos em Administradora de Condomínios e Mão de Obra Terceirizada, atuando há mais de 8 anos na área de desenvolvimento humano. Pós Graduada em Recursos Humanos, Coach com formação pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching, Practitioner em PNL, Consultora de Recursos Humanos e Palestrante.
Dicas para trabalhar em Home Office de forma produtiva
Muitos profissionais estão trabalhando hoje, em regime de Home Office. Essa modalidade de trabalho não é uma novidade no mundo corporativo, alguns profissionais já trabalhavam em Home Office anteriormente e continuarão trabalhando pós pandemia. Porem para muitos profissionais é sim uma novidade e a rapidez com que tivemos de implantar esse sistema, deixou muitos colaboradores e empresas preocupadas com a produtividade.
A Incurso Dh preparou algumas dicas para ajuda-los a manter a produtividade em Home Office em qualquer período:
1) Crie um ambiente de trabalho confortável:
É indispensável escolher um cantinho dentro de casa exclusivo para trabalhar, será necessário um local com mesa, uma cadeira confortável e um lugar tranquilo, atenção também com a conexão da internet e a iluminação adequada para a sua “estação de trabalho”.
2) Estabeleça horários fixos para o trabalho e cumpra-os:
Respeitar os horários estabelecidos de acordo com o seu contrato de trabalho, atenção para inicio, pausas e termino das suas atividades. Esteja sempre disponível durante o horário de trabalho e foque nas atividades que você precisa concluir.
3) Faça uma lista com as atividades do dia, de preferência da semana:
Produtividade não é excesso de atividades, cuidado com os excessos de conteúdos, de cobranças, excesso de atividades para cumprir! Faça um check list diário e se possível faça o semanal também, quanto mais organizado, mais leve será a sua rotina.
4) Obeserve em qual horário do dia se sente mais produtivo para as tarefas mais complexas:
Para algumas pessoas o melhor horário é no inicio do dia, pois estamos com a mente mais tranquila, já outras pegam o ritmo com o passar de algumas horas. Preste atenção em qual o horário do dia você percebe que sua produtividade é maior e priorize as tarefas mais complexas, assim você concluirá com mais facilidade e sem risco de procrastinar ou perder os prazos.
5) Organize suas atividades por tarefas semelhantes, assim você usa o mesmo raciocínio:
Se você tem atividades parecidas, priorize realiza-las em sequencia, aproveite o ritmo para concluí-las.
6) Respeite os momentos destinados para as pausas:
Principalmente o tempo para o almoço e pausas para os lanches. Se você gosta de repousar após o almoço, cuidado para não exagerar, administrar a rotina é importante para não trocar o dia pela noite. Mantenha sempre por perto água para se hidratar e se desejar, um cafezinho.
7) Vista-se adequadamente para trabalhar:
Use roupas leves, dentro de casa você se sente à vontade e pode se vestir de maneira confortável, mas não fique de pijama durante o expediente, também não precisa exagerar na formalidade da roupa. Atenção também com a aparência dos cabelos, os homens cuidado com a barba e no caso das mulheres usar maquiagem suave.
8) Retire o que não vai ser utilizado!
Mantenha na mesa apenas os objetos e materiais que irá precisar para seu trabalho. Mantenha o ambiente limpo e organizado para facilitar a execução das suas atividades. O ideal é realizar essa organização, todos os dias, antes de começar!
9) Deixe seu ambiente livre de distrações, desligue a TV e desconecte das redes sociais:
Não seja o inimigo da sua produtividade, deixe para ver as redes sociais nos horários das pausas. Sugerimos que você escolha músicas agradáveis para acompanhar o seu dia, desde que não atrapalhe o seu raciocínio.
10) Converse com os seus familiares para evitar interrupções:
Faça acordos com sua família, estabeleça os horários para os momentos de lazer para manter a rotina de trabalho o mais tranquila possível.
Ser produtivo começa a partir de garantir que estamos saudáveis, inteiros emocionalmente e acreditar que somos capazes. Duas palavras que marcam muito os profissionais nesse momento são, aprendizado e adaptação.
“O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender, e reaprender.”
Alvin Tofler
Esta matéria teve o apoio de IncursoDH