Compartilhe:

17/06/2020

Tendências para as moradias no pos pandemia

Tendências para as moradias no pos pandemia

Novidades. Mudanças incluem inovações tecnológicas nos processos de compra e venda até adaptações nos espaços projetados

 

Se a busca pela inovação, de olho no futuro, já era uma tendência do mercado imobiliário, a pandemia do novo coronavírus acelerou o processo, levando construtoras e incorporadoras a lançarem mão de soluções cada vez mais inteligentes para conquistarem o consumidor. Hoje, por exemplo, nunca foi tão fácil adquirir um imóvel. Inúmeras ferramentas on-line ajudam a visualizar e avaliar o projeto, incluindo maquetes, perspectivas eletrônicas e realidade virtual. A automação residencial, com o uso de tecnologias para facilitar as tarefas domésticas, e os espaços multifuncionais adaptáveis às necessidades do morador, ganham ainda mais visibilidade no contexto atual.

 

Para a arquiteta da construtora Emccamp Residencial, Isabella Souza, as mudanças culturais e no estilo de vida da sociedade, ao longo dos anos, vêm alterando a forma como são construídos os empreendimentos. “As pessoas estão aprendendo a vivenciar suas residências, dando um novo significado ao local onde moram.  Por isso, a importância do conforto, praticidade e flexibilidade dos ambientes. Uma tendência que veio para ficar, por exemplo, são os espaços projetados para home office”, explica.  De olho nesse comportamento de mercado, a construtora está apostando nos imóveis com cômodos adaptáveis para o teletrabalho.

 

Segundo Pedro Lima, coordenador de tecnologia e inovação da construtora AP Ponto, o investimento em ferramentas digitais e em relacionamento com cliente on-line também ganham mais relevância durante a pandemia, já que as compras de apartamentos on-line têm se intensificado. “Antigamente, era impensável alguém comprar uma roupa sem experimentar no corpo, e, hoje, as lojas virtuais são sucesso absoluto. O mesmo está acontecendo com os imóveis, por isso, investir em boas formas de visualização e no atendimento on-line qualificado, serão diferenciais”, diz.  A AP Ponto investiu nos últimos dois anos 1 milhão de reais em tecnologia e transformação do processo de venda, que hoje é 100% digital.

 

Com a necessidade de levar toda a rotina para dentro de casa, a automatização dos ambientes residenciais também representa uma tendência. Para Juliana Maioli, arquiteta e gestora de novos negócios da RKM, “a ideia é aplicar tecnologias que facilitem a realização das tarefas do dia-a-dia, otimizando o tempo e garantindo mais segurança aos moradores”. A construtora já conta com empreendimentos que trazem tomadas USB nos quartos, fechaduras biométricas na entrada dos apartamentos, fechadura com reconhecimento facial nas áreas de uso coletivo. “Trabalhamos também com persianas elétricas, portaria virtual, sistema de irrigação automatizado dos jardins e oferecemos a opção, à parte, caso o cliente queira automatizar todo o apartamento”, conclui.

 

Fonte: Jornal da cidade


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: