Primeiros Socorros - uma questão de vida.
Acidentes acontecem diariamente em todo o mundo. No Brasil, a cada 2 minutos, uma pessoa sofre morte súbita. Imaginemos uma situação possível de ocorrer em seu condomínio: uma criança sem saber nadar, em um momento de distração de quem a estivesse acompanhando, cai na piscina e sofre afogamento ficando desacordada.
Caso você estivesse presente, qual seria sua reação? No seu condomínio, dentre os empregados de limpeza, portaria e manutenção, alguém está preparado para este tipo de ocorrência?
Vamos imaginar outra situação: uma pessoa idosa escorrega, cai e bate a cabeça vindo a desmaiar, qual seria a reação de seu pessoal? E a sua? Agora você observa que uma pessoa coloca a mão no peito, senta e se recosta na parede. Ao se aproximar você verifica que a mesma está arquejante, com dificuldade de respirar e suando bastante, você ou alguém de sua equipe no condomínio sabe o que fazer?
Pois é, como já dissemos, no Brasil a cada 2 minutos uma pessoa sofre morte súbita, 335 crianças são vitimas a cada mês de acidentes e destas 12 vêm a óbito.
Muitas destas mortes poderiam ser evitadas, assim como reduzidas as sequelas naqueles que sobrevivem a estes eventos se as pessoas tivessem conhecimento e segurança para aplicar manobras de primeiros socorros.
Em 2017 na cidade de Campinas - SP, uma criança veio a óbito após se engasgar com o lanche durante um passeio na escola. Lucas Benalli Zamora, 10 anos de idade.
Buscando uma forma de enfrentar o perigo da continuidade de repetição de fatos como este, o Congresso Nacional aprovou o projeto de Lei 9468/18. Esta Lei foi sancionada pelo Presidente da República em 04 de outubro de 2018 e passou a ser conhecida como Lei Lucas.
A Lei obriga escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica, a fazerem curso de capacitação de professores e funcionários em primeiros socorros. A atual Secretaria do Trabalho e Emprego, quando da edição da NR-7 (Norma Regulamentadora nº 7), determinou a implantação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO que prevê em seu item 7.5.1 que todas as empresas públicas ou privadas, independente de seu ramo de atividade deve manter material de primeiros socorros, guardado em local adequado, assim como pessoa treinada em primeiros socorros.
Segundo o site infoescola.como conceito de primeiros socorros é:
“Trata-se de procedimentos de emergência, os quais devem ser aplicados a vítimas de acidentes, mal súbito ou perigo de vida, com o intuito de manter os sinais vitais, procurando evitar o agravamento do quadro no qual a pessoa se encontra. É uma ação individual ou coletiva, dentro de suas devidas limitações em auxilio ao próximo, até que o socorro avançado esteja no local para prestar uma assistência mais minuciosa e definitiva.”
Ações de primeiros socorros sem o devido preparo podem até agravar o quadro da pessoa socorrida ou deixar sequelas. Noções de primeiros socorros podem ajudar a salvar uma vida e todos somos responsáveis por isso.
Agir de forma consciente e responsável, capacitando nossos colaboradores e a nós mesmos de forma a estarmos aptos a agir quando necessário for, pode ser a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa em situação de risco.
Por: Alexis Fernandes, empresário e fundador da Proativo Administração de Condomínios, com mais de 30 anos de experiência no mercado de prestação de serviços de terceirização de mão.