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O poder do Marketing pessoal e profissional no crescimento do empreendedor condominial

Consultoria - Denise Gensas

Consultora Especialista em Gestão de Carreira e Desenvolvimento Profissional, Idealizadora e coordenadora do Síndico Profissional Talks e Diretora de Planejamento e Estratégia de Capacitação da AssosíndicosRS. Graduada Bacharel em Letras com especialização em Secretária Executiva Bilíngue (PUCRS), Pós-graduada em Gestão de Pessoas: Carreira, Liderança e Coaching (PUCRS), formada em Gestão Condominial (ESPM Sul) e certificada em Coaching Profissional (SENAC Gestão & Negócios). Atuou como síndica profissional, faz parte do núcleo de peritos tradutores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e foi tradutora perita do Tribunal de Justiça do RS por 11 anos.


27/04/2021

O poder do Marketing pessoal e profissional no crescimento do empreendedor condominial

O poder do Marketing pessoal e profissional no crescimento do empreendedor condominial

Você sabe como o marketing pessoal pode influenciar o seu crescimento no mercado condominial?

 

O marketing pessoal é hoje uma ferramenta estratégica fundamental para o sucesso profissional. Por isso, quando conduzido de maneira planejada e assertiva ajuda a criar uma imagem consistente e coerente, dando mais visibilidade ao profissional com o intuito de que ele se torne referência na sua área ou seu ramo de negócio.

 

O marketing pessoal, portanto é de extrema importância, pois fortalece o crescimento pessoal e profissional da “marca” da pessoa, uma vez que se refere ao desempenho individual de atrair e manter relacionamentos pessoais e profissionais.

 

Ajudo Síndicos Profissionais e Gestores Condominiais a escalarem no segmento através da consultoria de carreira, além dos meus clientes converso também com muitos outros e pude então perceber que apesar deles saberem o quão importante é o marketing para a vida profissional ainda há certa dificuldade de colocarem em prática este recurso para um bom desempenho particular.

 

Resumidamente, em vista disso, elenco aqui algumas dicas que contribuem na construção do marketing pessoal e profissional. Vamos a elas:

 

  • Cuide da sua imagem, apresente-se bem;
  • Atenção com a sua postura;
  • Participe de eventos relacionados à área condominial e fora dela, pois é um meio de interação com outras pessoas, uma oportunidade de conhecerem você e o seu serviço;
  • Construa autoridade, seja referência e divulgue o seu trabalho;
  • Posicione-se de maneira coerente;
  • Networking: conecte-se com pessoas interessantes;
  • Estabeleça presença no mercado (on-line e off-line);
  • Aprenda a argumentar a seu favor;
  • Qualificação: faça cursos que agregam conhecimento e valores ao seu trabalho.

E para finalizar essa lista de dicas, cito uma que, normalmente, não aparece no quesito marketing e sim é citada quando o assunto é vendas, o pitch elevator.

 

O pitch elevator nada mais é do que uma pequena apresentação da sua atividade profissional ou da sua empresa através de você, seja em uma rodada de negócios ou em eventos como: feiras, palestras, congressos entre outros.

 

Sabe, por exemplo, aquele momento coffee break que acontece antes do início de uma palestra? Então, uma excelente oportunidade de networking e aqui você é seu próprio marketing, por isso, é fundamental ter seu pitch pronto, assim só fará pequenos ajustes de acordo com a situação e o interlocutor para que não pareça algo mecânico e artificial.

 

Como mencionei, anteriormente, os eventos oportunizam as conversas e em um dado momento do diálogo surge àquela pergunta tão comum nessas ocasiões, que é: O que você faz? Esse questionamento despretensioso pode ser o início de uma oportunidade para ter mais um cliente ou até uma parceria profissional.

 

Assim, ao construir esse pequeno pitch será necessário responder as seguintes perguntas:

 

  1. Em que você atua? (o que você faz ou o que o seu negócio faz)
  2. Para quem? (o tipo de cliente ou segmento)
  3. Qual problema você resolve? (o que o cliente/segmento tem como problema e você tem a solução)
  4. Demonstre sua especialidade (coloque o diferencial que faz você, ou seu negócio ser interessante/diferenciado)

 

Por fim, em um mundo que valoriza muito as primeiras impressões é indispensável também você gerenciar a sua marca pessoal, até porque esse processo de definição, construção, manutenção da própria imagem tem relação direta com o marketing profissional, o que colabora para excelentes oportunidades profissionais.

 

Desejo a você sucesso em sua carreira e ótimos negócios!

 

Um abraço e uma pitada de sorte!

 

Denise Gensas

Consultora Especialista em Gestão de Carreira e Desenvolvimento Profissional

Idealizadora e coordenadora do Síndico Profissional Talks e Diretora de Planejamento e Estratégia de Capacitação da AssosíndicosRS


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